Você conhece os diferentes métodos de alfbetização?

Tá na hora de aprender a ler e a escrever! Qual o melhor método para seu filho? Você sabe a diferença entre eles? Aqui vão algumas dicas para ajudar você a escolher o melhor:

Fônico
Enfatiza as relações símbolo-som. Há duas “correntes”. A sintética [o aluno conhece os sons representados pelas letras e combina esses sons para pronunciar palavras e a analítica [o aluno aprende primeiro uma série de palavras e depois parte para a associação entre o som e as partes das palavras].

Linguagem total (“whole language”)
Defende que os sistemas linguísticos estão interligados, e que a segmentação em imagens ou sons deve ser evitada. Os estudantes são apresentados a textos inteiros, já que acredita-se que “se aprende lendo”.

Orientação dos PCNs
O professor lê textos em voz alta e é acompanhado pela classe, que tem em mãos os mesmos textos. Os alunos são estimulados a copiar textos com base em uma situação social pré-existente: por exemplo, eles ouvem poesias e compõem, por cópia ou colagem, seus cadernos de poemas favoritos.

Alfabético
Os alunos primeiro identificam as letras pelos seus nomes, depois soletram as sílabas e, em seguida, as palavras antes de lerem sentenças curtas e, finalmente, histórias. Quando os alunos encontram palavras desconhecidas, as soletram até decodificá-las.

Analítico
Também conhecido como método “olhar-e-dizer“, começa com unidades completas de linguagem e mais tarde as divide em partes. Exemplo: as sentenças são divididas em palavras, e as palavras, em sons.

Sintético
Começa a ensinar por partes ou elementos das palavras, tais como letras, sons ou sílabas, para depois combiná-los em palavras. A ênfase é a correspondência som-símbolo.

Tags:, , ,

Deixe um comentário